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Tendências do mundo para o Brasil por
Há poucos dias, depois de assistir a uma palestra sobre tendências, ministrada pelo diretor criativo de uma empresa italiana de equipamentos para varejo, tive o prazer de conversar longamente com ele sobre a aplicabilidade no Brasil do que ele havia apresentado. Discutimos basicamente dois pontos. O primeiro foi sobre como a decoração tem se tornado predominante sobre a arquitetura e o design de interiores, principalmente com a integraç&at...
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O Varejo Omnichannel por
Consumidores incorporam crescentemente canais e ferramentas digitais em seus processos de compra e tornam-se omnichannel. Eles não fazem distinção entre canais, mas entre marcas, comparando propostas de valor e consistência a cada decisão de compra. Com isso, desafiam o varejo a repensar seu modelo de negócio para manter-se relevante. Em pesquisa recentemente realizada pela CivicSciente, 19% dos consumidores nos EUA admite...
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Showrooming: tudo indica que o bicho não é tão feio quanto parece por
Há uns dois anos o ICSC – InternationalCouncilof Shopping Centers aderiu ao coro formado por grandes varejistas, como Target e Best Buy, contra o comportamento de consumo apelidado de showrooming. Quer refrescar a memória? Então vamos lá. Estamos falando do movimento criado por consumidores que entram em uma loja física, testam os produtos e tiram dúvidas com o vendedor, antes de sacar do bolso um smartphone e checar os pr...
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Última chance por
No momento em que nos aproximamos do período de maior concentração de vendas do calendário comercial das empresas de varejo, seus gestores têm a obrigação de verificar se todos os planos estão corretamente traçados e comunicados e se as “engrenagens estão adequadamente lubrificadas”, de forma a não ocorrerem eventuais problemas que possam pôr a perder a predisposição do...
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Hiperestesia sensorial, uma fronteira a ser explorada por
O cheiro arrebatador de café que desperta o desejo de um autêntico espresso italiano; as prateleiras exuberantes que nos fazem entrar na livraria e passar o tempo folheando diferentes livros ou revistas; o ambiente acolhedor daquele restaurante que parece ser a própria extensão da nossa casa. As possibilidades são infinitas, mas o conceito por trás delas é um só: o de hiperestesia sensorial. Basicamente, trata-se de plane...
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Brasil à deriva por
Em duas oportunidades recentes tivemos a missão de mostrarmos o momento do mercado brasileiro e suas perspectivas em eventos internacionais, logo após a publicação da interessante e fundamentada matéria da revista The Economist, ilustrada pelo efeito figurativo do Cristo Redentor em voo descontrolado e embicado para baixo. Ficou complicado comparar os dois momentos, separados por poucos anos, quando na primeira oportunidade o Cristo Reden...
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Um auxílio luxuoso para entender o consumidor Classe A por
O segmento de shopping centers voltados para o consumidor de luxo tem experimentado uma certa expansão nos últimos anos aqui no Brasil. Dentre as inaugurações recentes destacam-se o JK Iguatemi, em São Paulo, o Village Mall, da Multiplan, no Rio de Janeiro e o Pátio Batel, do Grupo Soifer, em Curitiba. Todas essas novidades são também fruto das melhorias da nossa economia, que não impulsionam apenas as chamadas cl...
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A busca inteligente por
A inteligência de mercado é uma área de atuação que visa, em princípio, promover a competitividade das empresas. Fundamentalmente, objetiva reunir informações que permitam identificar oportunidades, nichos de mercado, demandas não atendidas, dentre outros aspectos não menos relevantes. A pesquisa de mercado é sem dúvida uma fonte de informação vital, sendo capaz de fo...