Artigos

Artigos mais recentes

  • A satisfação do consumidor deveria aumentar? por Administrador

    Vemos cada vez mais e mais marcas renomadas se dando conta da importância de uma análise robusta e científica da experiência do cliente quando se trata de entender os complexos consumidores omnichannel. De fato, marcas líderes buscam conseguir insights sobre a experiência de seus clientes. Mas com mais marcas prestando atenção na experiência do consumidor, os índices de satisfação não dever...

  • Concentração e informalidade por Administrador

    O cenário atual parece convergir para uma expansão do índice de concentração no mercado varejista, conjugado com o aumento da informalidade como resultado do quadro recessivo que vive e viverá a economia do País e o acirramento competitivo no mercado.  Com exceção dos setores de supermercados, e-commerce e eletrodomésticos, onde o nível de concentração está nos patamares ...

  • Governo quer aumentar em 150% impostos sobre salários por Administrador

    Governo quer aumentar em 150% impostos sobre salários   Denominado como projeto de lei que modifica as regras da desoneração da folha de pagamentos, o PL 863/15, na verdade, provocará oneração da folha de pagamentos dos funcionários num momento de recessão econômica agravando ainda mais a crise financeira e a redução dos postos de trabalho. Empresas que hoje pagam alíquota de 1% d...

  • Competências de consultores e necessidades em projetos por Administrador

    Competências de consultores e necessidades em projetos Em uma consultoria, a combinação de metodologias bem construídas, com entregas consistentes são fatores de grande importância para o sucesso do negócio. Porém, toda consultoria é formada por pessoas. De nada adianta ter metodologias consagradas, se não forem alocados os melhores recursos para implementá-las. Conhecer as capacidades e as compet&e...

  • O despertar da criatividade por Administrador

      Imagine-se diante de uma folha em branco. O que você vê? Se sua resposta foi “Apenas uma folha em branco!” está na hora de rever seus conceitos. Cada vez mais o tema criatividade tem se tornado frequente nas organizações, afinal são as pessoas que fazem a diferença de qualquer negócio e quando o assunto envolve pensar fora da caixa, essa afirmação se torna uma regra valiosa. De ...

  • Crise ou oportunidade? por Administrador

    Nestes últimos meses as notícias são as mesmas em se tratando de consumo. Estamos sendo bombardeados por números, índices e comparações que nos mostram o quanto estamos na “lama”! E estamos de fato! Porém essa “lama”, na maioria das empresas, já vem de muito tempo. O quadro clínico já mostra degeneração da saúde empresarial há muito tem...

  • A maldição das 100 lojas por Administrador

    O mercado brasileiro possui escala significativa, em função da população de aproximadamente 200 milhões de habitantes, extensão territorial continental e renda média em ascensão. O varejo brasileiro movimenta cerca de R$ 1,5 trilhão, o que gera atratividade para a entrada de operadores internacionais, investimentos nas empresas e demanda por ações de companhias de varejo, vislumbrando o potencial de ...

  • Por que o Brasil está anos luz do varejo global quando falamos em oferta de serviços dentro da loja? por Administrador

    Para responder essa questão, vamos voltar um pouco no tempo e relembrar as ondas de serviços no varejo. Essas ondas foram identificadas e publicadas em um livro escrito pelo Marcos Gouvêa de Souza chamado “A quinta onda dos serviços no varejo”. Até por conta da evolução tecnológica e dinamismo do varejo, outras duas ondas surgiram. Tentarei fazer uma breve introdução, mas retornei a este ...