Artigos

Artigos mais recentes

  • Consumo é um meio de viver, diz expert em cultura do consumidor por Administrador

    A professora Lisa Peñaloza (foto) pesquisa como funcionam as tendências de consumo. Hoje radicada na França, já lecionou em diversas universidades norte-americanas e, além de trabalhos sobre adaptação das empresas que atuam em diferentes países, também realizou, a pedido do Federal Reserve, um estudo sobre a relação do consumidor com crédito e débito nos Estados Unidos. De passagem por P...

  • A verdade sobre a venda consultiva por Administrador

    O perfil do consumidor brasileiro sofreu diversas alterações nos últimos anos Um dos fatores que explica essas alterações tem total relação com o fortalecimento da economia brasileira, o que favoreceu a alavancagem do poder de compra da classe C e, consequentemente, ocasionou um aumento expressivo nas exigências dos consumidores. Nesse cenário, atrair, manter e, eventualmente, fidelizar clientes foram e conti...

  • Recursos Humanos: uma grande transformação por Administrador

    Se voltarmos um pouco no tempo, não muito longe, vamos encontrar uma área chamada pelas empresas de DP, ou Departamento Pessoal.   Essa área, muitas vezes sem o menor brilho dentro das diversas companhias existentes no mercado até meados da década de 1980, era responsável, prioritariamente, por questões burocráticas, ligadas à folha de pagamento, processos de admissão e desligamento. A partir ...

  • Alavancar vendas e margem através do relacionamento com os clientes por Administrador

    O mercado de relacionamento e fidelidade está em expansão e bastante aquecido, com diversas empresas investindo nessa iniciativa, empresas de serviços entrando no mercado e/ou expandido sua atuação, ferramentas robustas sendo lançadas e alguns movimentos importantes de fusão/ aquisição/ joint ventures acontecendo.   Além disso, a maior sensibilidade das empresas sobre esse tema, avanço da ...

  • A química da informação por Administrador

    À medida que o tempo passa as profissões vão se adaptando às novas exigências do mercado. Já não temos ferreiros, alguns poucos torneiros mecânicos, porém muitos operadores de robôs na indústria mecânica. Também não temos mais datilógrafos, que foram incorporados um pouco a cada um de nós na lida com os teclados.   Por outro lado algumas profissões nas...

  • Estão chovendo ideias no terreno árido das decisões por Administrador

    Tomar decisões de negócios acertadas exige uma boa dose de sapiência e intuição. Esta última não pode ser controlada, pois depende do quanto temos desenvolvida a nossa capacidade de percepção e sensibilidade para aprender com o passado, entender o presente e projetar nossa visão de futuro. Ela é uma mescla de habilidades sensitivas e repertório vivencial.   No que diz respeito &agrav...

  • Investir em atendimento, necessária mudança de cultura por Administrador

    Um dos mais importantes paradigmas fundados - ou recriados - a partir do advento Steve Jobs foi o da experiência do usuário. Foi quase um neologismo, pois, desde muito antes do criador da Apple, já se tentava compreender os caminhos nem sempre objetivos que conduziam, por exemplo, à fidelização do cliente. É possível que se esteja aí em um nível mais profundo de compreensão do branding.   N...

  • Eficiência e Produtividade já por Administrador

    Tudo indica que os momentos de bonança vividos pelo consumo no Brasil estão perto do fim. O período de forte crescimento estimulado pela ampliação do mercado interno marcou os últimos anos pela conjugação de melhoria da renda das famílias, emprego, crédito e confiança do consumidor e proporcionou a mais importante transformação da estrutura socioeconômica do mercado com a incorpor...