Artigos

Artigos mais recentes

  • A informação está disponível para quem quiser usar por Administrador

    No fechar das cortinas de 2013, o IBGE publicou um trabalho interessantíssimo e que além de ter pouca repercussão deverá, muito provavelmente, ser pouco utilizado de maneira adequada pelas empresas de forma geral. Trata-se do Produto Interno dos Municípios 2010 e que tem inúmeras informações sobre a riqueza gerada por cada município e que ajuda a identificar o poder de compra de uma cidade e, em outras palavras, i...

  • O mês mais produtivo do ano por Administrador

    Em praticamente todas as reuniões que participei nas últimas semanas sempre surgem duas perguntas: 1) Como foi 2013 para a sua organização? 2) Quais suas expectativas para 2014? Por trás desses questionamentos há o sentimento de que 2013 foi muito aquém das expectativas e que o ano se encerra devendo resultados e boas notícias para os executivos de quase todos os setores da economia. É fácil notar as ...

  • Varejo dos EUA ajuda o crescimento global, mas Brasil deixa passar o momento por Administrador

    Os dados do desempenho do varejo e da economia norte-americana sinalizam um novo ciclo de expansão global que poderá impactar positivamente o Brasil nos próximos anos. Mas poderia ser muito melhor não fossem os desacertos na condução da economia brasileira. O PIB nos Estados Unidos deverá apresentar em 2013 um crescimento em torno de 2%. A sinalização para o próximo ano é que possa chegar a 3%, be...

  • Elevando nossas perspectivas por Administrador

    Agora que não restam mais dúvidas quanto ao fato do cenário econômico para os próximos anos não mais suportar um patamar elevado em termos de crescimento do consumo (que tanto beneficiou o varejo durante um largo período), cabe aos empresários, tanto deste setor, como também o da indústria de bens de consumo, redirecionar seu foco e seus projetos para fazer frente a essa nova realidade.   Esse c...

  • Cavalheiros da Incerteza por Administrador

      "O encanto do conhecimento seria muito pequeno se, em seu caminho, não tivesse de vencer tanto pudor." Friedrich Nietzsche em Além do Bem e do Mal Num artigo anterior sustentamos que o filósofo Sócrates, nascido em 469 AC e condenado a morte pelos atenienses em 399 AC, foi o primeiro profissional de pesquisas de mercado da história. Conta-nos seu mais conhecido discípulo, Platão, que Sócrates ao...

  • Suicídio Estratégico por Administrador

    Muito esforço tem que ser empreendido para estabelecer vínculos positivos com os consumidores de uma rede, seja ela de varejo ou de serviços. O principal desafio de qualquer organização que tenha relacionamento com o público, é criar uma lembrança indelével na mente desses consumidores, de forma que ela se torne referência nos momentos em que existir a necessidade ou desejo de adquirir os produtos ou os serv...

  • Classe média foi ao paraíso, mas pode ter que voltar por Administrador

    Ao se examinar a história econômica brasileira, observa-se um fato estilizado muito bem definido: os indicadores sociais são sensíveis aos ciclos econômicos. Melhoram durante períodos de aceleração e pioram com a desaceleração do crescimento. Mas, muito mais relevante do que a sensibilidade, é a reação assimétrica desses indicadores aos movimentos da economia. A taxa de cresc...

  • O cliente tem sempre razão por Administrador

    A velha máxima que há anos aparece em plaquinhas nas paredes de muitos PDVs pelo país nunca foi tão verdadeira: os clientes têm sempre razão. A cada dia, os consumidores se tornam mais exigentes e, para ter sucesso, as marcas têm de manter a centricidade neles. A relação do consumidor com o ponto de venda já não é a mesma e, por isso, dar razão ao cliente também é diferen...