Artigos
Artigos mais recentes
-
Uma maneira tática de pensar estrategicamente por
Uma das habilidades buscadas em um gestor é sua capacidade de pensar estrategicamente. De maneira geral, implica em um planejamento bem executado considerando oportunidades e ameaças para a execução de um plano de negócios. “Pensar estrategicamente” é uma habilidade muito difundida atualmente e costumeiramente adicionada nos discursos corporativos. No entanto, algumas vezes observamos que de maneira equivocada existe a ...
-
Metodologias de T&D decorrentes do novo consumidor por
No texto anterior abordei o consumidor omnichannel e as competências necessárias para atuar nesse cenário. Finalizei sugerindo a necessidade de novas metodologias de treinamento para atender as demandas emergentes. Como continuidade apresento alternativas que vêm sendo incorporadas às nossas soluções com o objetivo de prover melhores resultados aos projetos desenvolvidos para nossos clientes. O novo consumidor não &eacu...
-
Novos tempos, novas ferramentas para aperfeiçoar a gestão por
Luigi Pirandello foi um renomado escritor e autor teatral italiano que, além de um senso de humor peculiar, construiu metáforas poderosas sobre certos absurdos da vida contemporânea. Em sua obra mais famosa, a peça “6 personagens a procura de um autor”, os tais 6 personagens irrompem durante uma pretensa peça de teatro, buscando o apoio de um autor que lhes permitissem serem “materializados” na cena de um palco. O q...
-
Competências para lidar com o consumidor omnichannel por
Um dos temas dominantes na última NRF foi o consumidor Omnichannel. O mercado continua discutindo esse novo consumidor e os impactos para o varejo. Há um consenso de que surgirão diversos modelos para atendê-lo sendo bastante discutido o showrooming, os modelos “drive”, dentre outros. Mas como o comportamento do consumidor omnichannel impactará o capital humano? Certamente haverá uma mudança nas competências ex...
-
O futuro da loja física por
Apesar de a loja física não ser o foco da feira e das palestras da NRF, a edição de 2014 confirmou algumas tendências a seu respeito que se delineavam nos anos anteriores, reforçando a importância de dedicarmos atenção a determinados fatos a ela relacionados que passamos a descrever. - Na era da informação as pessoas são menos fiéis ao prestígio que uma marca pode transferir e m...
-
O Brasil ainda está longe de ser um país de classe média por
Por Gustavo Andrey Fernandes Dentro da lógica capitalista, novos consumidores são sempre bem vindos. O crescimento da demanda abre a possibilidade de novos negócios, sendo uma das características do empresário bem sucedido a compreensão de demandas emergentes e o fornecimento de novos produtos. Dessa forma, mercados de bens de alto valor podem surgir, bem como de produtos a preços módicos, produzindo em a...
-
Perspectivas para 2014 por
Continuamos no interlúdio entre os últimos atos da Era da Bonança, década encerrada em 2012 e discutida extensivamente por nós ao longo de 2013, e a Nova Era Pós-Bonança, período econômico onde veremos menos frenesi e onde os blocos econômicos deverão crescer e se desenvolver menos em função de seus parceiros comerciais externos e mais em função de seus fundamentos econ&ocir...
-
Nordeste: um mar de oportunidades para o consumo por
No último ano, o consumo dos nordestinos cresceu 2,4%, enquanto a média no Brasil caiu 0,5%. Vale destacar que nenhuma outra região atingiu tal desempenho neste período, sendo a classe média o principal motivador, com uma contribuição de 71% desse crescimento, de acordo com pesquisa da Nielsen. Segunda região mais populosa do país, o Nordeste tem 27,8% da fatia de habitantes no Brasil e populaç&atil...