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  • Expansões varejistas – visão atual do mercado por Instituto Impulso

    Diferente do ano passado, quando as vendas do varejo cresceram 8,4% em termos reais - um índice excepcional tendo em vista um aumento do PIB de apenas 0,9% -, este ano as projeções apontam um crescimento bem menor de cerca de 5%, ainda um índice superior ao projetado para o PIB este ano. Considerando este cenário, tivemos um primeiro semestre marcado pela retração dos varejistas na expansão de novos pontos de vendas. ...

  • Aposte nisso por Instituto Impulso

    Existem tendências que estão se cristalizando com enorme velocidade e, apesar disso, a maioria dos varejistas ainda reluta em adotá-las e materializá-las no seu ambiente de varejo. Já que a loja é a mais poderosa ferramenta de marketing do lojista, por que não aproveitar a maré de mudanças e desenvolver novos conceitos, alinhados com os novos tempos? Seguem três dicas seguras onde eu apostaria as minhas...

  • É confiança, a questão por Instituto Impulso

    São quatro os fatores fundamentais que determinam a propensão ao consumo e as vendas no varejo: renda, emprego, crédito e confiança do consumidor. Os dados recentes sobre as vendas do varejo, medidos pela PMC (Pesquisa Mensal do Comércio) do IBGE mostram que, apesar da melhoria ou estabilidade nos outros componentes, a confiança do consumidor está em patamar mais baixo comparativamente com seu padrão histórico ...

  • A tecnologia e a reformatação do varejo por Instituto Impulso

    A expansão da tecnologia, o crescimento das cidades e aumento da complexidade nas relações econômicas e sociais fazem com que as empresas repensem seus modelos de negócios e suas relações com os shoppers, que estão cada vez mais informados, seletivos e plurais. Neste cenário, a grande pergunta que o varejista se faz hoje é: para qual direção aponta o relacionamento com o consumidor de uma forma...

  • Inteligência e Planejamento de Marketing por Instituto Impulso

    Dentre uma diversidade de definições, Marketing pode ser entendido como o processo de negócios em que as organizações identificam, criam, comunicam e apresentam suas ofertas de produtos, serviços e de soluções ao mercado, conhecidas ou reconhecidas no curto ou médio prazo, visando atender a desejos e necessidades de clientes atuais e potenciais, com o objetivo de construção de experiências aos ...

  • Armadilhas por Instituto Impulso

    Conforme as indústrias de bens de consumo vão crescendo, ampliando sua carteira de vendas, conquistando novos clientes e sentindo-se mais seguras em relação ao seu potencial para se tornar uma marca de abrangência nacional, elas são forçadas a tomarem decisões relevantes quanto à forma como irão atender a esse mercado expandido. Trata-se de um momento necessário, natural e desejado, mas que encerra al...

  • Preço no varejo Omnichannel por Instituto Impulso

    O fenômeno que vem sendo batizado como showrooming, pelo qual parcela crescente dos consumidores usa as lojas como espaço para conhecer, tocar e interagir com produtos, que são depois adquiridos por meio de canais digitais. Com isso, o papel da loja seria o de show room, pela incapacidade de acompanhar ofertas e preços praticados por lojas de comércio eletrônico. A disseminação de celulares inteligentes – s...

  • A loja do futuro em 10 pontos por Instituto Impulso

    A Convenção Anual da National Retail Federation (NRF), que ocorre há 102 edições em Nova York, traz anualmente um balanço do varejo norte-americano e configura-se em oportunidade para repensar o negócio e consolidar tendências. A edição de 2013 cristaliza a ideia de que os maiores desafios, ameaças e elementos de transformação do varejo estão na relação com o mundo digital. Internet, comércio eletrônico, mobilidade, smartphones, tablets e redes sociais entrelaçam-se e caract...