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O Brasil perde a compostura por
Vivemos no Brasil um momento particular de nossa história econômica depois de um ciclo virtuoso de crescimento, que durou mais de dez anos, e que se transformou em um ciclo vicioso de equívocos, enganos e opções erradas. Parece existir um generalizado consenso no diagnóstico dos problemas econômicos fazendo com que o próprio governo busque combater suas causas adotando propostas expressas no programa da oposi&...
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Inovações digitais no varejo tradicional por
A revolução digital tem alterado radicalmente a forma de fazer negócios nos últimos anos, a ponto de Marc Andressen, cofundador do Netscape, afirmar que varejistas eventualmente deixariam o comércio tradicional, uma vez que todas as pessoas passariam a comprar por meio do e-commerce. De fato, as novas tecnologias causaram mudanças profundas em diversas indústrias, não apenas no varejo. Entretanto, as pessoas sã...
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A Década do Varejo por
Em 2003, o varejo significava 18,2% do PIB do Brasil e essa participação evoluiu para 25,8% em 2013, pois no período de 2004 a 2014 o CAGR do PIB foi de 3,9 % e, enquanto o setor industrial evoluiu nas mesmas bases 2,2 %, o setor agropecuário cresceu 2,9% e o varejo restrito cresceu, no mesmo indicador, 6,5%. Foi, de fato, a década do varejo, beneficiado pela transformação estrutural do mercado, que incorporou uma ...
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As variáveis da economia em 2015 por
Tenho escutado prognósticos sobre economia e política, com consequências no mínimo desoladoras para as empresas. Vale salientar que há outras variáveis que podem trazer eventuais oportunidades em mercados de nicho, parcerias e reduções de custo, conhecidas como variáveis econômicas, sociais, demográficas, tecnológicas e ambientais. Irei explorá-las a seguir utilizando o varejo como fundo,...
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Oportunidades Decorrentes do Pós-venda por
Engana-se quem pensa que a relação de consumo com o cliente encerra-se no momento da compra. Muitos fatores subsequentes são representativos para garantir a continuidade do relacionamento positivo e resultar em novas vendas. Para iniciar essa reflexão destaco que, aproximadamente, 85% dos consumidores consideram aspectos relacionados ao serviço pós- venda na decisão de compra. Garanto que você, como consumido...
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O Departamento de RH como alicerce da produtividade por
Hoje, mais do que nunca, o diferencial das empresas não está somente nos produtos que elas oferecem, mas, nas pessoas. Uma vez que tecnologia e recursos financeiros estão disponíveis para todos, que processos podem e devem ser criados para melhorar produtividade, etc. Porém, quando tiramos tudo isso da frente, quem aparece? As pessoas. Este “ser” tão complexo (e que não é o objeto principal ...
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O novo poder do vendedor na Era Omnichannel por
A estratégia Omnichannel pressupõe uma integração virtuosa de canais de vendas e relacionamento utilizando a tecnologia para melhorar a experiência de compra do consumidor. Seu desenvolvimento e implementação é realizada a partir de ondas de integração e operações. Ao aproximar o mundo digital do mundo físico, um personagem de carne e osso se torna fundamental para o sucesso desta estrat...
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O que você deve analisar antes de selecionar um bom ponto comercial por
Para localizar e selecionar um bom ponto comercial, é preciso seguir algumas premissas, que variam de acordo com as características de cada negócio. Afinal, é essa análise que vai aumentar as chances de sua unidade estar no lugar certo, no momento certo e com o espaço adequado ao potencial do negócio. Portanto, ao expandir sua rede, analise os seguintes aspectos e aumente as chances de encontrar bons pontos comerciais, adequ...