Artigos

Artigos mais recentes

  • Cenário desafiador para varejistas no próximo semestre por Administrador

    Temos observado que há fortes barreiras para o crescimento do Varejo brasileiro, sendo que as principais delas são a baixa confiança do consumidor, a desaceleração do crescimento da renda disponível para o consumo e a manutenção do rigor na concessão do crédito.   A grande força dessas barreiras mencionadas acima e a falta de sinais positivos fortes o suficiente para reverter este quadro c...

  • O consumidor em 1º Lugar por Administrador

    Todo mundo que trabalha em marketing já repetiu alguma vez na vida a frase – “aqui o consumidor vem sempre em primeiro lugar”. Apesar de politicamente correta, a idéia de que direcionamos prioritariamente nossas estratégias para o atendimento das necessidades e desejos dos clientes é bastante imprecisa.   O modelo de negócios da maioria das empresas se baseia na velha prática de produzir em massa para re...

  • Design Thinking é metodologia ou processo de gestão? por Administrador

    Vivemos em um mundo em constante transformação, definido pelo antagonismo entre a queda dos valores da sociedade industrial, e seus valores centralizadores direcionados à produção, e pela ascensão dos valores relativos à nova sociedade do conhecimento, com sua visão plural e formadora de novas maneiras de pensar e agir.   Esse fenômeno contribui diretamente na formação de um novo consumidor...

  • A outra classe emergente por Administrador

    No Brasil de hoje é impossível não falar das classes sociais emergentes. Alguns a chamam de classe C, outros mais técnicos de classes B2/C, com critérios múltiplos de enquadramento de famílias, mas a verdade é que o foco é o Brasil que enriquece e que tem uma distribuição de renda um pouco mais justa o que ajuda a embasar o momento econômico do país. Sem dúvida esta é uma p...

  • Como os líderes podem pensar fora da caixa? por Administrador

    Recentemente, fui questionado sobre o que os executivos poderiam fazer para que pudessem ter ideias brilhantes que os apoiassem em seus negócios.   Refletindo a respeito disso, cheguei à célebre frase: “os executivos precisam pensar fora da caixa!”. Mas, será que sabemos o que é a caixa?   A caixa é a maneira que cada líder tem de olhar e fazer suas atividades. São os conceitos que ...

  • O perfil da Casa Brasileira por Administrador

    O domicílio brasileiro está mudando significativamente ao longo da última década. Todos sabem que a renda cresceu, o desemprego diminuiu, o crédito ficou farto e acessível, porém não obrigatoriamente barato e que o consumidor passou a comprar diversas categorias de produtos com as quais nem sonhava. Pode ser que o modelo de expansão econômica baseado no consumo interno esteja efetivamente esgotado, mas o cer...

  • É na confiança que mora o perigo por Administrador

    Dos fatores determinantes do consumo e do varejo que são renda, emprego, crédito e confiança do consumidor é esse último que apresenta o comportamento mais preocupante no momento e também determinante do clima cauteloso que se percebe no mercado.   O consumo das famílias, que representa perto de 60% do PIB, cresceu 2,2% no primeiro trimestre deste ano sobre o mesmo período do ano passado e sua fragilidade traz...

  • O redesenho do design no varejo por Administrador

    O tempo está rodando em velocidade ainda maior. Em especial no consumo e no varejo. Como resultado de transformações estruturais que têm como epicentro o imponderado neoconsumidor, a sociedade, as organizações, as marcas, os produtos, os serviços e o varejo se defrontam com o desafio crescente de buscar caminhos para se antecipar ou, no mínimo, acompanhar essa evolução, criando alternativas para satisfazer u...