Artigos

Artigos mais recentes

  • Repensar a Distribuição por Instituto Impulso

    Ainda que exista um processo contínuo de concentração do Varejo em nosso país, algumas questões se destacam: 1.        A parcela da venda que ocorre por meio de lojas individuais, pequenas em relação aos padrões daquelas pertencentes aos grandes grupos, segue sendo bastante significativa; 2.       Essa realidade varia entre as regiões do pa&iac...

  • Por que as pessoas compram na internet? por Instituto Impulso

    O ecommerce vem demonstrando sinais de sua força e importância como canal de vendas há algum tempo. Muitos varejistas passam a reconhecer o “e-consumidor” como um importante target de venda e declaram que implantar uma operação digital é um dos próximos passos de seu negócio tradicional.   Mesmo com um comportamento de consumo próximo ao do varejo presencial, existem critérios de compr...

  • Escolhas Estratégicas e Desempenho Superior por Instituto Impulso

    A razão de ser da estratégia é a busca por posição competitiva distinta e relevante e levar a empresa a alcançar resultados sustentáveis. Para tal, a essência da estratégia torna-se o exercício de escolhas e consequentes renúncias. A arquitetura estratégica de um negócio de varejo parte da definição de posicionamento e proposta de valor.   É a partir da...

  • Miopia na “demonização” do consumo por Instituto Impulso

    Grassa na mídia e em ambientes governamentais a ideia de que o estímulo ao consumo já cumpriu seu papel na recuperação econômica do país e que o foco deveria agora ser direcionado para investimentos em infraestrutura. Como se essas frentes fossem incompatíveis entre si e os recursos para uma inviabilizassem apoio para a outra. Nada mais equivocado e pueril, não fosse incoerente.   O que foi direcionado p...

  • Mercado de Retail Real Estate – perspectivas por Instituto Impulso

    O início do ano foi marcado dentro do mercado varejista por certa euforia por conta dos 8,4% de aumento das vendas do varejo em 2012. Isto fez com que a maioria das redes programasse planos significativos na expansão da sua rede. Pesquisa do início do ano realizada pelo IDV (Instituto para Desenvolvimento do Varejo) registrou o interesse de 62% dos associados em investir na expansão de novas lojas em 2013. Ocorre que, depois de um primeiro semes...

  • Incorporando experiência no cross-channel por Instituto Impulso

    A crescente demanda por compras no ambiente digital promovida pelo aumento da oferta de sites e “marketplaces” e pela evolução em número e conhecimento do Neo-Consumidor, o que é digital, multicanal e global, tem criado novas e importantes contribuições ao mesclar os conceitos de experiências de compras do mundo real com propostas que nascem no e-commerce e se misturam com o uso das redes sociais. A compra digital...

  • Líderes de verdade inspiram as pessoas por Instituto Impulso

    Além de gerenciar equipes, uma importante função de um líder é inspirar as pessoas. A inspiração é uma forma de estímulo que pode ser utilizada com inteligência por gerentes de qualquer organização. Jesus, Moisés e Gandhi foram mestres na comunicação junto aos seus seguidores, pois alteraram os seus estados emocionais, motivaram grupos e deram-lhes direção em ...

  • Investimentos em educação corporativa por Instituto Impulso

    No recente processo de redemocratização que nosso país vem passando observamos que uma das reivindicações mais frequentes tem sido a educação. Esse tema esteve presente nos cartazes dos militantes que foram às ruas, nas manifestações organizadas pelos sindicatos na última quinta-feira, e em todos os últimos discursos da presidente Dilma como na marcha dos prefeitos dessa semana ou no pronuncia...