O ecommerce vem demonstrando sinais de sua força e importância como canal de vendas há algum tempo. Muitos varejistas passam a reconhecer o “e-consumidor” como um importante target de venda e declaram que implantar uma operação digital é um dos próximos passos de seu negócio tradicional.
Mesmo com um comportamento de consumo próximo ao do varejo presencial, existem critérios de compra e escolha que diferem os negócios. Por mais que se acredite que a venda pela internet se dá por uma questão cultural (moda, vanguarda, diferenciação, etc.), os principais motivos são, de fato, a comodidade, sortimento e economia.
E o que o seu negócio precisa oferecer para se destacar dentro desse universo de sites concorrentes?
Quando se define a estratégia de um site, são analisados o mix de produtos, a política comercial e ações de marketing (links patrocinados, e-mail marketing, redes sociais, comparadores de preço etc.), porém, é comum não dar a devida atenção ao cadastro de produto, ou seja, a informação e o serviço que seu site agrega ao processo de compra, a base de um bom relacionamento com o consumidor.
Cadastro adequado de produtos não significa apenas uma boa semântica de SEO (otimização para buscadores), mas sim a entrega de uma descrição completa com informações relevantes ao processo de escolha, linguagem e volume adequado ao seu público alvo.
Uma visualização mais clara das características dos produtos diminui as dúvidas e inseguranças de seus clientes, aumenta a conversão do canal reduzindo os custos de atendimento e o aumento de produtividade de sua equipe.
E agora, a pergunta que vocês devem estar fazendo. Como vou saber quais são as dúvidas pertinentes do meu consumidor?
O processo de conhecer seu cliente começa dentro da sua empresa, mais especificamente na equipe de SAC e vendas. O convívio com os clientes oferece um conhecimento exclusivo dos hábitos e interesses que não devem ser ignorados no momento da apresentação do produto em seu site de ecommerce.
Outra fonte rica em informação sobre seu mercado são as redes sociais. É nesse canal que os consumidores trocam experiências e dúvidas em relação a sua marca, mercado e concorrentes, por isso monitorar comunidades online, fóruns de discussões e perfis de empresas na rede pode ser muito enriquecedor para o seu negócio.
Assim, antes de preparar sua estratégia de cadastro e apresentação de produtos, se pergunte antes: quais são as informações que meus consumidores procuram?
Gustavo Santos (gustavo.santos@gsmd.com.br), consultor de ecommerce da GS&Virtual.
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