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Por que as pessoas compram na internet? por Instituto Impulso

Postando em 13/09/2013

O ecommerce vem demonstrando sinais de sua força e importância como canal de vendas há algum tempo. Muitos varejistas passam a reconhecer o “e-consumidor” como um importante target de venda e declaram que implantar uma operação digital é um dos próximos passos de seu negócio tradicional.

 

Mesmo com um comportamento de consumo próximo ao do varejo presencial, existem critérios de compra e escolha que diferem os negócios. Por mais que se acredite que a venda pela internet se dá por uma questão cultural (moda, vanguarda, diferenciação, etc.), os principais motivos são, de fato, a comodidade, sortimento e economia.

 

E o que o seu negócio precisa oferecer para se destacar dentro desse universo de sites concorrentes?

 

Quando se define a estratégia de um site, são analisados o mix de produtos, a política comercial e ações de marketing (links patrocinados, e-mail marketing, redes sociais, comparadores de preço etc.), porém, é comum não dar a devida atenção ao cadastro de produto, ou seja, a informação e o serviço que seu site agrega ao processo de compra, a base de um bom relacionamento com o consumidor.

 

Cadastro adequado de produtos não significa apenas uma boa semântica de SEO (otimização para buscadores), mas sim a entrega de uma descrição completa com informações relevantes ao processo de escolha, linguagem e volume adequado ao seu público alvo.

 

Uma visualização mais clara das características dos produtos diminui as dúvidas e inseguranças de seus clientes, aumenta a conversão do canal reduzindo os custos de atendimento e o aumento de produtividade de sua equipe.

 

E agora, a pergunta que vocês devem estar fazendo. Como vou saber quais são as dúvidas pertinentes do meu consumidor?

 

O processo de conhecer seu cliente começa dentro da sua empresa, mais especificamente na equipe de SAC e vendas. O convívio com os clientes oferece um conhecimento exclusivo dos hábitos e interesses que não devem ser ignorados no momento da apresentação do produto em seu site de ecommerce.

 

Outra fonte rica em informação sobre seu mercado são as redes sociais. É nesse canal que os consumidores trocam experiências e dúvidas em relação a sua marca, mercado e concorrentes, por isso monitorar comunidades online, fóruns de discussões e perfis de empresas na rede pode ser muito enriquecedor para o seu negócio.

 

Assim, antes de preparar sua estratégia de cadastro e apresentação de produtos, se pergunte antes: quais são as informações que meus consumidores procuram?

 

Gustavo Santos (gustavo.santos@gsmd.com.br), consultor de ecommerce da GS&Virtual.

TAGS - ecommerce, vendas, e-consumidor, varejo, internet, Gustavo Santos
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