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Varejo Enxuto por Administrador

Postando em 10/02/2017

Há muito que acredito que para o varejo ser sustentável ele precisa ser enxuto. O Varejo não consegue carregar despesas em demasia, taxa de ocupação elevada em elação a receita, mão de obra cara e pouco eficiente, estoque carregado, luz, comunicação, manutenção…. Tudo isso impacta no resultado da operação irreversivelmente.


As margens tendem a ser mais apertadas pela concorrência, fora tudo isso, ainda existe a concorrência On-line muitas vezes da mesma empresa e também do resto do mundo!


Ficou complicado “varejar” atualmente, esqueça a retração do mercado, não é só isso que impõe aos varejistas desafios monstruosos de superação.


Não estou apenas falando dos períodos onde a captação de receita através da venda anda cada vez mais difícil, estou falando do negócio em si, como os americanos dizem, a “indústria” do varejo está comendo um dobrado ultimamente.


Quando as coisas apertam o lojista não tem por onde escapar, as despesas são fixas praticamente, e no final de tudo o encerramento da operação vira um caminho sem volta….


Como sobreviver nesse novo cenário tão hostil?


Citarei algumas possibilidades que individualmente ou em conjunto podem viabilizar o negócio e até mesmo torna-lo saudável, são elas não necessariamente nessa ordem;


•    Traga os fornecedores para próximo do seu negócio, eles podem e devem investir em capacitação, premiação, merchandising e mídia. Um trabalho planejado e em conjunto, com metas, plano de investimento e possibilidades de exposição da marca para o público são muito bem-vinda pelo fornecedor, saber valorar estes espaços pode trazer uma receita extra muito relevante
•    Repense todas as despesas não estratégicas da sua empresa, com metodologia e no detalhe, para isso existem caminhos com a inteligência orçamentaria que avaliará cada linha de despesa no detalhe
•    Renegocie todos os contratos vigentes, mesmo aqueles que esteja mais confortável
•    O sortimento merece atenção especial, uma gestão cuidadosa das rupturas, margens, margens de contribuição, coberturas e tudo isso comparado com que foi planejado traz eficiência e resultados imediatos
•    Evite muito planejamento e pouca ação, o varejo exige medidas rápidas, ágeis, descarte ações que levarão muito para serem implantadas
•    Funcione como um startup, comece pequeno se der certo invista mais, corrija se necessário, descarte até, mas não entre pesado em novos produtos ou serviços, teste sempre
•    Por fim mensuração é a chave do sucesso, sem medir navegamos às cegas. O que não é possível medir o resultado desconfie e deixe de lado!


 Essas ações garantem um varejo enxuto ágil e de resultado, se não encontramos expertise interno buscamos quem aporte esse conhecimento no mercado, as consultorias estão aí para isso!


Quer saber mais, entre em contato com o nosso time, teremos um enorme prazer em ajuda-los!


Jean Paul Rebetez (jean.rebetez@gsmd.com.br)

 

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Os artigos assinados não traduzem a opinião do Instituto Impulso. Sua publicação obedece ao propósito de estimular o debate sobre os valores defendidos pelo Instituto e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo.

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