Notícias

Novo mobiliário lança Portugal na Semana de Design de Pequim por Administrador

Postando em 10/09/2014

Cadeiras.jpg

Quatro exposições do projeto "Art on Chairs", que pretende revolucionar a tradicional indústria de mobiliário de Paredes, marcam a primeira participação portuguesa na Beijing Design Week (Semana de Design de Pequim), no final de setembro. Cerca de vinte empresários de Paredes e o presidente da Câmara local são esperados em Pequim durante o evento, que ocorrerá de 26 de setembro a 03 de outubro em vários locais da cidade. 


Lançada em 2009, a Beijing Design Week assume-se como "um laboratório de perspectivas inovadoras da indústria e da academia que inspiram a moldam o discurso e a prática do design contemporâneo". "É a maior aposta internacional da indústria de Paredes, que irá abrir novos mercados e dar ao mobiliário português uma visibilidade como nunca teve na Ásia", disse o coordenador internacional do projeto, Emanuel Barbosa. 


A participação do "Art on Chairs" (Arte em Cadeiras), projeto desenvolvido há três anos em Paredes sob o lema "mais design, mais indústria", é organizada em colaboração com a revista chinesa Casa International. Emanuel Barbosa, professor da Escola de Arte e Design de Matosinhos, a maior do gênero em Portugal, com cerca de 1.000 alunos, é também diretor criativo daquela publicação. "O desenvolvimento do design é uma das soluções para a Europa sair da crise. A produção em massa, agora, está na Ásia", afirma Emanuel Barbosa.


Depois de Pequim, a "Art on Chairs" irá apresentar-se em Singapura, Paris e Milão, adiantou o responsável. A arquitetura portuguesa também estará presente na Beijing Design Week, numa exposição organizada pela La Mita, plataforma de intercâmbio que reúne obras de 35 arquitetos espanhóis e outros tantos portugueses, entre os quais Souto Moura.


Mais de 2.000 profissionais do setor, entre os quais 300 estrangeiros, participaram na Beijing Design Week de 2013, que teve Amsterdã como cidade convidada. Este ano será Barcelona.
 

TAGS - impulso, pequim, design

Mais Notícias

  • Preço na indústria sobe 0,63% em agosto por Administrador

    Depois de uma leve alta de 0,02% em agosto, o preço dos móveis na indústria acelerou a alta em setembro, alcançando 0,63%. Apesar disso, ficou bem abaixo do Índice de Preços ao Produtor do setor de transformação, do qual a indústria moveleira faz parte (1,08%). No acumulado do ano os preços na indústria moveleira já registram elevação de 3,55% e, ...

  • Produção em agosto sobe forte no Sul por Administrador

    O expressivo aumento do volume de produção de móveis no Rio Grande do Sul em agosto confirma a retomada do setor este ano. A expansão em relação ao mês de julho chegou a 10,5% segundo a pesquisa mensal do IBGE. Este número é bem superior ao registrado pelo Paraná, na mesma base de comparação. As indústrias paranaenses ampliaram a produção em 4,...

  • Preços de móveis sobem também em setembro por Administrador

    O IPCA de mobiliário registrou em setembro a segunda alta consecutiva. Depois do reajuste de 0,32% em agosto, subiu 0,21% em setembro, mais que a média geral do IPCA que ficou em 0,16%. Novamente o segmento de colchão foi o que apresentou a maior alta com 2,05%, enquanto móveis de copa e cozinha registraram a maior queda com -0,44%. Por região, o maior pico de alta aconteceu em São Paulo e Campo Grande co...