Notícias

Exportações de móveis despencam em maio por Administrador

Postando em 11/06/2018

218.jpeg

Dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio mostram que as exportações de móveis recuaram 26,9% em maio na comparação com abril. Este péssimo desempenho das vendas externas se deve a greve dos caminhoneiros que praticamente paralisou o País durante quase 15 dias em maio.

O total das exportações no mês alcançou U$ 44 milhões ante U$ 60,2 milhões em abril, o melhor mês deste ano. Em maio do ano passado as exportações haviam alcançado U$ 55,7 milhões.

De outro lado, as importações aumentaram. Comparada com maio do ano passado, quando foram importadas mercadorias no valor de U$ 42,4 milhões, este ano subiram para U$ 48,3 milhões, ou seja, alta de 13,9%. Sobre abril deste ano o aumento foi de 4,1%.

Maiores exportadores

Santa Catarina e Rio Grande do Sul despontam como principais exportadores brasileiros, concentrando 66,2% do total. Nos primeiros cinco meses deste ano a alta é de 1,4% na comparação com o mesmo período do ano passado, pouco menos do que o aumento de 5,6% da expansão das vendas em nível nacional, que somaram U$ 256 milhões de janeiro a maio.

Os principais mercados continuam sendo Estados Unidos, Reino Unido e Argentina, pela ordem. Os três concentram 46,8% do total.

Maiores importadores

De janeiro a maio as importações de móveis totalizaram 241,8 milhões. Deste total, U$ 80 milhões (33,5%) vieram da China. Os principais compradores foram os estados de São Paulo, com U$ 116,2 milhões (alta de 12% em relação ao mesmo período de 2017); Paraná, com U$ 28,6 milhões e Santa Catarina, com U$ 21,1 milhões. Os três concentram 68,7% do total importado, segundo os dados do MDIC.

TAGS - Exportações, Móveis, MDIC

Mais Notícias

  • Mais um mês com deflação por Administrador

    A julgar pela prévia do Índice de Preços ao Consumidor Amplo, o IPCA-15 de agosto, os preços de móveis no varejo continuarão apresentando queda. No período de 16 de julho e 15 de agosto, o recuo foi pequeno (-0,02%), mas isso acentuou a queda no acumulado de janeiro a agosto em -0,62% e para -0,76% no acumulado dos últimos 12 meses. Nos mesmos períodos o IPCA-15 geral identificou elev...

  • Móveis registram alta em receita de vendas por Administrador

    Em junho de 2017, o comércio varejista nacional mostrou avanço de 1,2% no volume de vendas e de 0,8% na receita nominal, ambos frente ao mês de maio (série livre de influências sazonais), resultados que registram, respectivamente, sequência de três taxas positivas consecutivas nessa comparação. Na série sem ajuste sazonal, no confronto com igual mês do ano anterior, o total d...

  • Ritmo das exportações cai em julho por Administrador

    Dados do Ministério da Indústria, Comércio e Desenvolvimento (MDIC) revelam que as exportações de móveis em julho diminuíram o ritmo apresentado até maio. As vendas de janeiro a maio registravam alta de 6,9% na comparação com igual período do ano anterior. No mês seguinte recuaram para 4,9% na mesma base de comparação e em junho novo recuo para 4,3% d...