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Design pode ser o diferencial para seu negócio por Administrador

Postando em 13/08/2014

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O maior e mais importante evento do setor varejista do Brasil, o Brazilian Retail Week - BR Week - inspirado no Big Retail Show que acontece anualmente em Nova York, foi realizado nos dias 29 e 30 de julho, em São Paulo (SP). O evento reuniu as principais lideranças do varejo nacional para discutir as tendências e novidades do mercado brasileiro.

 

Nas palestras apresentadas durante o evento, o desenvolvimento do varejo e a relação com os clientes foram debatidas. De acordo com os pesquisadores, o varejo brasileiro deve ser pensado como design e deve criar vínculos entre marcas e pessoas. Hoje, a experiência do cliente que tem sido o diferencial no mercado e por isso deve ser levado seriamente em conta.

 

Para Tenny Pinheiro, CEO da Livework, o varejo, no geral, tem uma visão muito pouco relacional. O que importa é chegar à transação, poucas empresas buscam a ideia de relacionamento. “O varejo precisa deixar de ser transacional e virar relacional”, enfatiza.

 

O que tínhamos como modelo de sucesso no varejo precisa ser revisto. Em contrapartida, é exatamente desta forma que ele vem crescendo. Quase 70 marcas entraram no país nos últimos anos, um exemplo disso é a Forever 21 que tem como estratégia para os próximos dez anos abrir cerca de 90 lojas por ano. Indo de encontro ao que acontece nos Estados Unidos, o Brasil inaugura cada vez mais shoppings centers. Só na cidade de Sorocaba, interior de São Paulo, três shoppings centers foram inaugurados no ano passado, 8% do total do País.

 

Mas que característica do “antigo” varejo brasileiro podemos manter? Primeiramente os especialistas ressaltam que para entender uma transição é preciso considerar comportamentos. Não dá para segmentar horários de lojas nos públicos de maior poder aquisitivo, por exemplo, mantendo o funcionamento das 10h às 18h.

 

Fora isso, nem tudo precisa mudar. A receptividade do brasileiro foi uma das características destacadas pelos pesquisadores durante o evento. Basicamente, uma das características cruciais para o bom relacionamento nós já temos. Antes, referências de fora do país eram trazidas para o Brasil, como se fossem a forma correta. Hoje, as operações brasileiras são autênticas. 

TAGS - impulso, varejo, design

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