Notícias
Design pode ser o diferencial para seu negócio por
Postando em 13/08/2014
O maior e mais importante evento do setor varejista do Brasil, o Brazilian Retail Week - BR Week - inspirado no Big Retail Show que acontece anualmente em Nova York, foi realizado nos dias 29 e 30 de julho, em São Paulo (SP). O evento reuniu as principais lideranças do varejo nacional para discutir as tendências e novidades do mercado brasileiro.
Nas palestras apresentadas durante o evento, o desenvolvimento do varejo e a relação com os clientes foram debatidas. De acordo com os pesquisadores, o varejo brasileiro deve ser pensado como design e deve criar vínculos entre marcas e pessoas. Hoje, a experiência do cliente que tem sido o diferencial no mercado e por isso deve ser levado seriamente em conta.
Para Tenny Pinheiro, CEO da Livework, o varejo, no geral, tem uma visão muito pouco relacional. O que importa é chegar à transação, poucas empresas buscam a ideia de relacionamento. “O varejo precisa deixar de ser transacional e virar relacional”, enfatiza.
O que tínhamos como modelo de sucesso no varejo precisa ser revisto. Em contrapartida, é exatamente desta forma que ele vem crescendo. Quase 70 marcas entraram no país nos últimos anos, um exemplo disso é a Forever 21 que tem como estratégia para os próximos dez anos abrir cerca de 90 lojas por ano. Indo de encontro ao que acontece nos Estados Unidos, o Brasil inaugura cada vez mais shoppings centers. Só na cidade de Sorocaba, interior de São Paulo, três shoppings centers foram inaugurados no ano passado, 8% do total do País.
Mas que característica do “antigo” varejo brasileiro podemos manter? Primeiramente os especialistas ressaltam que para entender uma transição é preciso considerar comportamentos. Não dá para segmentar horários de lojas nos públicos de maior poder aquisitivo, por exemplo, mantendo o funcionamento das 10h às 18h.
Fora isso, nem tudo precisa mudar. A receptividade do brasileiro foi uma das características destacadas pelos pesquisadores durante o evento. Basicamente, uma das características cruciais para o bom relacionamento nós já temos. Antes, referências de fora do país eram trazidas para o Brasil, como se fossem a forma correta. Hoje, as operações brasileiras são autênticas.
Mais Notícias
-
Volume de venda de móveis cai 1,8% e receita nominal sobe 7,0% em 2021 por
Dados oficiais sobre o desempenho do setor de móveis no varejo foram divulgados no último dia 9 pelo IBGE. Como os números já indicavam ao longo do ano, o volume de móveis comercializados recuou 1,8% no período. Mesmo com as espetaculares altas de quase 125 acumuladas em abril e maio (a base de comparação do ano anterior era muito fraca), o setor não teve...
-
Setor de móveis foi o que menos abriu lojas em 2021, diz CNC por
Depois de um período de fechamento de lojas em 2020, o Brasil conseguiu ter um bom resultado para o comércio em 2021, afinal, foram 204,4 mil lojas abertas no último ano. O número foi obtido por meio de um levantamento feito pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). A má notícia é que móveis e eletrodom&eacu...
-
Produção de móveis aumenta 3,3% em fevereiro, segundo o IBGE por
A única sinalização positiva sobre a produção de móveis no País é o índice alcançado em fevereiro de 3,3% em relação ao mês de janeiro. No mês anterior, na comparação com dezembro, havia queda de 4,6%, segundo a pesquisa mensal do IBGE. Na comparação com igual mês do ano ...