Notícias

Setor de móveis foi o que menos abriu lojas em 2021, diz CNC por Administrador

Postando em 20/04/2022

No geral, o ano passado foi bom para o comércio, registrando a abertura de 204,4 mil novas lojas

18285-loja_de_moveis-770x499.png

Depois de um período de fechamento de lojas em 2020, o Brasil conseguiu ter um bom resultado para o comércio em 2021, afinal, foram 204,4 mil lojas abertas no último ano. O número foi obtido por meio de um levantamento feito pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). A má notícia é que móveis e eletrodomésticos ficou na última posição do ranking por segmento.

 

Os dados apresentados pela CNC se baseiam nos números do Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ) de 2021. O comércio varejista encerrou o ano passado com 2.407.821 estabelecimentos ativos, revelando, portanto, um saldo positivo de 204,4 mil registros em relação ao final de 2020. O levantamento da CNC contabilizou trimestralmente a quantidade de CNPJs ativos em todas as atividades de varejo, excluindo os Microempreendedores Individuais (MEIs).

 

Com um 2020 de comércio com funcionamento restrito, o varejo ganhou um fôlego em 2021, mesmo com a população brasileira vivendo uma crise financeira. Quando a pandemia iniciou, dois anos atrás, a estimativa é de que o comércio varejista brasileiro tenha perdido 189,4 mil unidades, de acordo com os indicadores ajustados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Porém, ao final de 2020, o saldo foi apenas parcialmente compensado, com a abertura de 161,1 mil lojas, bem abaixo do número alcançado no ano passado.

 

LEIA: AMAZON LANÇA LOJA COM PRODUTOS VENDIDOS SÓ POR MULHERES

 

O relatório da CNC ainda diz que “apesar da baixa base comparativa de 2020 e das dificuldades econômicas decorrentes da elevação da inflação, aumento dos juros e mercado de trabalho travado, o faturamento real do setor (no conceito ampliado) registrou crescimento de 4,5% - maior avanço anual desde 2018 –, compensando, assim, a retração verificada no ano retrasado (-1,4%)”.

 

Mas, enquanto hiper, super e minimercados lideram a abertura de lojas (54,09 mil), a categoria móveis e eletrodomésticos é a que menos abriu novas unidades, sendo responsável por apenas 10,78 mil dos novos estabelecimentos abertos em 2021. A fatia que corresponde a cada segmento analisado pela CNC pode ser vista no quadro abaixo:

 

 

Todos os dados tabulados pela CNC podem ser conferidos clicando aqui.

 

TAGS - Comércio, varejo, , móveis e eletrodomésticos, CNC

Mais Notícias

  • Exportações de móveis aceleram em fevereiro por Administrador

    Dados mensais divulgados pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC) referentes a fevereiro demonstram uma aceleração significativa nas exportações de móveis. Na comparação com fevereiro de 2017 a alta chegou a 16,8%, com U$ 51,6 milhões ante U$ 44,1 milhões. O resultado positivo se deve principalmente a expansão das vendas para os Estad...

  • Produção gaúcha continua em queda por Administrador

    Janeiro registrou nova queda na produção de móveis da indústria do Rio Grande do Sul. Segundo a pesquisa mensal de indicadores de produção industrial, o recuo chegou a 3,2% comparado a produção de janeiro de 2017. O número de janeiro também fez recuar o índice de produção anualizada. Nos últimos 12 meses a queda é de 3,2% até janeiro. E...

  • IPCA de móveis fica em- 0,34% em fevereiro por Administrador

    O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de fevereiro variou 0,32%, superando em 0,03 ponto percentual (p.p.) o resultado de janeiro (0,29%).  Este foi o IPCA mais baixo para os meses de fevereiro desde o ano 2000, quando se situou em 0,13%. O acumulado nos dois primeiros meses do ano está em 0,61%, menor percentual para o período desde a implantação do Plano Real em 1994. ...