Notícias

Setor de móveis foi o que menos abriu lojas em 2021, diz CNC por Administrador

Postando em 20/04/2022

No geral, o ano passado foi bom para o comércio, registrando a abertura de 204,4 mil novas lojas

18285-loja_de_moveis-770x499.png

Depois de um período de fechamento de lojas em 2020, o Brasil conseguiu ter um bom resultado para o comércio em 2021, afinal, foram 204,4 mil lojas abertas no último ano. O número foi obtido por meio de um levantamento feito pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). A má notícia é que móveis e eletrodomésticos ficou na última posição do ranking por segmento.

 

Os dados apresentados pela CNC se baseiam nos números do Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ) de 2021. O comércio varejista encerrou o ano passado com 2.407.821 estabelecimentos ativos, revelando, portanto, um saldo positivo de 204,4 mil registros em relação ao final de 2020. O levantamento da CNC contabilizou trimestralmente a quantidade de CNPJs ativos em todas as atividades de varejo, excluindo os Microempreendedores Individuais (MEIs).

 

Com um 2020 de comércio com funcionamento restrito, o varejo ganhou um fôlego em 2021, mesmo com a população brasileira vivendo uma crise financeira. Quando a pandemia iniciou, dois anos atrás, a estimativa é de que o comércio varejista brasileiro tenha perdido 189,4 mil unidades, de acordo com os indicadores ajustados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Porém, ao final de 2020, o saldo foi apenas parcialmente compensado, com a abertura de 161,1 mil lojas, bem abaixo do número alcançado no ano passado.

 

LEIA: AMAZON LANÇA LOJA COM PRODUTOS VENDIDOS SÓ POR MULHERES

 

O relatório da CNC ainda diz que “apesar da baixa base comparativa de 2020 e das dificuldades econômicas decorrentes da elevação da inflação, aumento dos juros e mercado de trabalho travado, o faturamento real do setor (no conceito ampliado) registrou crescimento de 4,5% - maior avanço anual desde 2018 –, compensando, assim, a retração verificada no ano retrasado (-1,4%)”.

 

Mas, enquanto hiper, super e minimercados lideram a abertura de lojas (54,09 mil), a categoria móveis e eletrodomésticos é a que menos abriu novas unidades, sendo responsável por apenas 10,78 mil dos novos estabelecimentos abertos em 2021. A fatia que corresponde a cada segmento analisado pela CNC pode ser vista no quadro abaixo:

 

 

Todos os dados tabulados pela CNC podem ser conferidos clicando aqui.

 

TAGS - Comércio, varejo, , móveis e eletrodomésticos, CNC

Mais Notícias

  • Mais um mês com deflação por Administrador

    A julgar pela prévia do Índice de Preços ao Consumidor Amplo, o IPCA-15 de agosto, os preços de móveis no varejo continuarão apresentando queda. No período de 16 de julho e 15 de agosto, o recuo foi pequeno (-0,02%), mas isso acentuou a queda no acumulado de janeiro a agosto em -0,62% e para -0,76% no acumulado dos últimos 12 meses. Nos mesmos períodos o IPCA-15 geral identificou elev...

  • Móveis registram alta em receita de vendas por Administrador

    Em junho de 2017, o comércio varejista nacional mostrou avanço de 1,2% no volume de vendas e de 0,8% na receita nominal, ambos frente ao mês de maio (série livre de influências sazonais), resultados que registram, respectivamente, sequência de três taxas positivas consecutivas nessa comparação. Na série sem ajuste sazonal, no confronto com igual mês do ano anterior, o total d...

  • Ritmo das exportações cai em julho por Administrador

    Dados do Ministério da Indústria, Comércio e Desenvolvimento (MDIC) revelam que as exportações de móveis em julho diminuíram o ritmo apresentado até maio. As vendas de janeiro a maio registravam alta de 6,9% na comparação com igual período do ano anterior. No mês seguinte recuaram para 4,9% na mesma base de comparação e em junho novo recuo para 4,3% d...