Notícias

Vendas de móveis de abril caem 5% por Administrador

Postando em 13/06/2017

141.jpg

Em abril de 2017, o comércio varejista nacional registrou taxas de 1,0% em volume de vendas e de 1,3% em receita nominal, frente ao mês imediatamente anterior, após ajuste de influências sazonais. O resultado para o volume de vendas compensou parte da queda de 1,6% acumulada nos dois meses anteriores. Com isso, a variação da média móvel trimestral ficou praticamente estável (-0,2%), tanto para o volume quanto para a receita nominal de vendas.

Na série sem ajuste sazonal, o confronto com abril de 2016 mostrou crescimento de 1,9% para o total do comércio varejista, acumulando nos quatro primeiros meses do ano, em termos de volume de vendas, queda de 1,6%. O indicador acumulado nos últimos doze meses, com recuo de 4,6%, registrou a menor taxa desde janeiro de 2016 (-5,3%). Para a receita nominal de vendas, os mesmos indicadores prosseguem com variações positivas de: 3,4% frente a abril de 2016, 1,5% no acumulado no ano e de 3,4 % nos últimos doze meses.

O varejo de móveis, porém, seguiu na contramão da média do varejo em abril. Em volume de vendas a queda no setor alcançou 5% e -3,9% em receita nominal de vendas. Em volume, o resultado de abril é positivo, já que reduziu fortemente as perdas de março que haviam atingido -17,7%. Mas em receita de vendas houve recuo sobre março, que havia registrado alta de 3,2%.

O volume de venda de móveis recuou 19,3% no período de janeiro a abril sobre o mesmo período do ano passado e o acumulado do ano registra queda de 14,2%, pouco menos do que os 14,8% registrados até março. Em receita nominal e vendas, a queda de janeiro a abril é de 7,8% e no acumulado de 12 meses o recuo alcança 9,7%, neste caso bem mais do que a queda de 3,3% verificada até março.

Um ponto fora da curva e que pode ser comemorado é o desempenho do varejo de móveis em São Paulo, que responde por 28% do consumo do País: em abril registrou alta de 1’0,1% em receita nominal de vendas na comparação com abril do ano passado e no acumulado do ano apresenta alta de 5,1%. Em volume de vendas São Paulo também registra bom desempenho com alta de 9,7% em abril, porém ainda registra queda no acumulado do ano (-7,0%).

Além de São Paulo, merecem destaque positivo também o Distrito Federal, Espírito Santo e Bahia com altas em abril de 41,5%, 21,4% e 4,2% respectivamente, em volume de vendas. Todos repetiram dados positivos de março.

Veja abaixo quadros do Volume de Vendas e de Receita Nominal de Vendas de abril:

 

TAGS - Volume de Vendas, Receita Nominal de Vendas

Mais Notícias

  • Volume de venda de móveis cai 1,8% e receita nominal sobe 7,0% em 2021 por Administrador

    Dados oficiais sobre o desempenho do setor de móveis no varejo foram divulgados no último dia 9 pelo IBGE. Como os números já indicavam ao longo do ano, o volume de móveis comercializados recuou 1,8% no período. Mesmo com as espetaculares altas de quase 125 acumuladas em abril e maio (a base de comparação do ano anterior era muito fraca), o setor não teve...

  • Setor de móveis foi o que menos abriu lojas em 2021, diz CNC por Administrador

    Depois de um período de fechamento de lojas em 2020, o Brasil conseguiu ter um bom resultado para o comércio em 2021, afinal, foram 204,4 mil lojas abertas no último ano. O número foi obtido por meio de um levantamento feito pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). A má notícia é que móveis e eletrodom&eacu...

  • Produção de móveis aumenta 3,3% em fevereiro, segundo o IBGE por Administrador

    A única sinalização positiva sobre a produção de móveis no País é o índice alcançado em fevereiro de 3,3% em relação ao mês de janeiro. No mês anterior, na comparação com dezembro, havia queda de 4,6%, segundo a pesquisa mensal do IBGE.   Na comparação com igual mês do ano ...