Notícias

Iluminação faz muita diferença por Administrador

Postando em 22/03/2017

109.jpg

Em um mundo que está sempre mudando, atualizar-se constantemente é fundamental e pode tornar um profissional ainda melhor no que faz. 


E se tratando do comércio varejista, isso não é diferente. Ainda que muitos comerciantes acreditem que um espaço bonito e bons produtos sejam o que os consumidores estão procurando, muita coisa tem mudado.


A arquiteta Marina Debasa, sócia do escritório Arquitetude e especialista em arquitetura comercial, esteve na Euroshop 2017, a maior feira da indústria varejista que acontece a cada 3 anos em Dusseldorf, na Alemanha, e conta um pouco mais sobre as principais tendências para o comércio varejista.


“A iluminação para lojas é algo com que temos nos ocupado bastante e apareceu como uma das principais tendências na Euroshop. A busca por sistemas de iluminação mais personalizados e econômicos foi algo muito presente, principalmente no sentido de proporcionar uma experiência mais personalizada aos clientes”, conta Marina.


Ela comenta que, junta a essa combinação genuína com a iluminação dos espaços comerciais, a utilização de materiais transparentes também está em alta. “Combinar uma iluminação personalizada com este tipo de material pode ajudar a criar espaços que parecem muito mais amplos, modernos e interessantes”.


Segundo Marina, a utilização da madeira no interior das lojas também é uma forte tendência para o comércio varejista. “Principalmente madeiras reaproveitadas, como os compensados, aglomerados e madeira de demolição, estão em alta.


Elas já foram uma tendência forte e agora retornam para dar um clima mais aconchegante aos estabelecimentos comerciais”. A arquiteta ressalta que utilização de materiais reciclados ou reaproveitados mostra a preocupação que os comerciantes estão tendo com a natureza e o futuro do planeta, o que pode ser um atrativo a mais para o público mais jovem.


“Grande parte dos jovens demonstra uma preocupação genuína com a sustentabilidade, e as lojas podem usar isso a seu favor utilizando materiais reciclados, por exemplo”. Outra tendência forte é a criação de ambientes integrados com espaços em que o cliente consiga atender a mais de uma necessidade e ter uma ótima experiência.


“Os estabelecimentos estão, naturalmente, se tornando multifuncionais, principalmente porque os clientes estão exigindo isso. Afinal, hoje em dia ninguém tem tempo a perder”. Marina conta que criar esse tipo de loja vai exigir do varejista uma reformulação do espaço físico e um novo entendimento sobre a jornada de compra de seus clientes, mas pode atrair um público completamente novo devido ao espaço multitarefa.


“Outro ponto importante é a integração tecnológica, que facilita tanto a vida dos comerciantes, que têm dados mais concretos sobre seu comércio, quanto à dos clientes, que se deparam com um ambiente mais organizado e eficiente”, comenta a arquiteta.


Ela finaliza lembrando que tudo o que foi apresentado durante a Euroshop 2017 coloca a experiência do consumidor no centro dos trabalhos. “Hoje em dia, ao entrar numa loja, o consumidor busca por uma grande experiência e foi exatamente isso que a Euroshop ressaltou.


O comerciante que não começar a pensar nisso, com certeza será deixado para trás pela concorrência”.

 

 

 

 

TAGS - Iluminação, Marina Debasa, Conforto Ambiental

Mais Notícias

  • IPCA de móveis fica em- 0,34% em fevereiro por Administrador

    O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de fevereiro variou 0,32%, superando em 0,03 ponto percentual (p.p.) o resultado de janeiro (0,29%).  Este foi o IPCA mais baixo para os meses de fevereiro desde o ano 2000, quando se situou em 0,13%. O acumulado nos dois primeiros meses do ano está em 0,61%, menor percentual para o período desde a implantação do Plano Real em 1994. ...

  • Produção de Móveis sobe 15,2% em dezembro por Administrador

    Em dezembro de 2017, a produção industrial nacional cresceu 2,8% frente a novembro, na série com ajuste sazonal, a maior alta desde junho de 2013 (3,5%). Nos quatro últimos meses, as taxas foram positivas, acumulando alta de 4,2%. Em relação a dezembro de 2016, a indústria teve alta de 4,3%, a oitava taxa positiva consecutiva na comparação com o mesmo mês do ano anterior (s&e...

  • Preço na indústria aumenta 5,16% em 2017 por Administrador

    Na passagem de novembro para dezembro/2017, os preços da indústria geral variaram, em média, 0,46%, número inferior à variação observada entre outubro e novembro de 2017 (1,40%). Nessa mesma comparação, 16 das 24 atividades industriais tiveram alta nos preços. No ano e nos últimos doze meses, os preços da indústria acumulam alta de 4,18%. Em dezembro, os...