Notícias

Tecnologia e a mobilidade podem apoiar pequenos varejistas por Administrador

Postando em 16/01/2017

98.jpg

Publicado por: GS&MD - Gouvêa de Souza 

 

Em momentos de crise econômica, a maioria dos setores da economia é afetada de alguma maneira. Não é diferente com o varejo: grandes lojas crescendo menos que o esperado e apostando em promoções para tentar atrair o consumidor. Apesar de negativo para alguns, esse cenário pode ser revertido em algo muito positivo, especialmente para pequenos e médios varejistas. Esses players têm uma vantagem importante. Por conta do tamanho do negócio, são mais flexíveis, menos burocráticos e conseguem responder rapidamente às necessidades do consumidor.
Mas para conseguir aproveitar as boas oportunidades que um momento de crise oferece, é necessário ter conhecimento sobre o perfil do consumidor, estabelecer processos que facilitem a gestão do negócio e contar com ferramentas que auxiliem na gestão. Neste ponto, a tecnologia pode ser um importante aliado do pequeno e médio varejista, principalmente dos e-commerces.
Além de ajudar na gestão do negócio, a tecnologia pode ser um importante meio de vendas e também de captação de novos clientes. Uma pesquisa realizada pelo Ibope para a Secretaria de Comunicação da Presidência da República mostra que 26% dos brasileiros utilizam a internet diariamente, fazendo dela o segundo meio mais acessado no Brasil, atrás apenas da televisão.
A tecnologia proporciona infinitas possibilidades, mas abaixo destaco algumas delas que são cruciais para o sucesso de um e-commerce.

 

Mobilidade
Um estudo divulgado recentemente pela Accenture confirma uma tendência já percebida pelos varejistas: aumentou o uso dos smartphones para as compras online. De acordo com a pesquisa, 80% das empresas que oferecem experiência de compra mais ampla têm desempenho melhor que seus concorrentes. A consultoria aponta que 61% dos consumidores usaram smartphones mais frequentemente no ano passado para procurar o que queriam, 44% esperam adquirir mais produtos via smartphones este ano e 63% consideram fácil comprar com o aparelho.
Números animadores, certo? Mas o estudo também mostra que apenas 31% dos varejistas possuem smartphones aptos a ter aplicativos com capacidade de processar compras online. Outro ponto de atenção é garantir que o consumidor tenha a mesma experiência de compra, independentemente do dispositivo utilizado. Infelizmente, é muito comum acessar sites por meio do smartphone e não conseguir visualizar os produtos direito ou ter dificuldades para encontrar os produtos que deseja, o que ocorre na maioria dos casos pelo fato de esses canais não estarem adaptados para todas as plataformas.
O varejista que apostar em um site amigável e de fácil acesso em todas as plataformas com certeza terá como resposta o aumento das vendas. Trata-se de um investimento relativamente baixo, e que se paga em pouco tempo. Aliás, esta não é uma questão de ROI, mas sim de que apostar em mobilidade é uma questão de sobrevivência do negócio nos dias de hoje.

 

CRM
O pequeno e médio varejista não pode cometer o erro de achar que a gestão de relacionamento com clientes, ou CRM (Customer Relationship Management), é assunto só para os grandes. É fundamental acompanhar a jornada do cliente, tornando possível identificar novas possibilidades de venda, além de fidelizar o comprador.
O CRM pode ser utilizado também para direcionar a estratégia de comunicação e marketing. Afinal, se você não conhece o seu consumidor, como saber o que ele quer ouvir e quando? Como saber os produtos que ele mais consome e quando consome? Só com essa visão é possível ser mais assertivo e não perder tempo com ações que não vão gerar muitos resultados.
Independentemente do tamanho do seu negócio, utilize o CRM e conheça seu cliente. Certamente isso irá melhorar o relacionamento com o consumidor e impulsionar as vendas.

 

Automação
Outro tema que pode parecer inatingível para os pequenos e médios e-commerces é a automação. A palavra pode remeter a robôs e grandes máquinas, é verdade. Mas a automação pode vir de algo que, para o consumidor, deve ser bem simples: softwares que ajudarão muito na rotina de trabalho.
Já não é de hoje que muitas empresas, independentemente do porte, enxergam na tecnologia uma oportunidade de crescimento e ganho de eficiência. Passaram a recorrer a soluções flexíveis, escaláveis e com preço acessível, baseadas em conceitos como cloud computing e Big Data, para eliminar burocracias e tornar os processos mais ágeis. Outro benefício notável é que muitos pequenos e médios empreendedores, incluindo varejistas online, passaram a pagar apenas pelo que consomem desses serviços, que podem ser personalizados.
As facilidades proporcionadas pela tecnologia também afetam a logística. Não adianta conhecer o cliente, fazer boas promoções, vender produtos incríveis se não for possível entregá-los de forma rápida e segura na casa do consumidor. A logística acaba sendo um gargalo para muitos pequenos e médios varejistas, pois demanda muito tempo e cuidado na embalagem e postagens dos produtos. Para dimensionar a importância do tema, somente o estoque e o manuseio são responsáveis por 37,4% dos gastos, segundo levantamento realizado em 2015 pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm).
A boa notícia é que existem novas soluções logísticas simples e avançadas que ajudam a reduzir o tempo gasto no empacotamento e transporte dos produtos. Para muitos empreendedores, isso é fundamental para que possam focar em outras questões estratégicas, como o crescimento do negócio.
A tecnologia pode auxiliar em todas as etapas do negócio, seja na prospecção, retenção, envio de mercadorias ou administração. Basta não ter medo de apostar na inovação e contar com parceiros confiáveis. E você, já inovou no seu negócio?

TAGS - Varejo, Tecnologia, E-commerce

Mais Notícias

  • Volume de venda de móveis cai 1,8% e receita nominal sobe 7,0% em 2021 por Administrador

    Dados oficiais sobre o desempenho do setor de móveis no varejo foram divulgados no último dia 9 pelo IBGE. Como os números já indicavam ao longo do ano, o volume de móveis comercializados recuou 1,8% no período. Mesmo com as espetaculares altas de quase 125 acumuladas em abril e maio (a base de comparação do ano anterior era muito fraca), o setor não teve...

  • Setor de móveis foi o que menos abriu lojas em 2021, diz CNC por Administrador

    Depois de um período de fechamento de lojas em 2020, o Brasil conseguiu ter um bom resultado para o comércio em 2021, afinal, foram 204,4 mil lojas abertas no último ano. O número foi obtido por meio de um levantamento feito pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). A má notícia é que móveis e eletrodom&eacu...

  • Produção de móveis aumenta 3,3% em fevereiro, segundo o IBGE por Administrador

    A única sinalização positiva sobre a produção de móveis no País é o índice alcançado em fevereiro de 3,3% em relação ao mês de janeiro. No mês anterior, na comparação com dezembro, havia queda de 4,6%, segundo a pesquisa mensal do IBGE.   Na comparação com igual mês do ano ...