Marcelo Cenacchi - Diretor da Renner Sayerlack por Administrador

Postando em 29/05/2015

Por MV

Marcelo_Cenacchi.jpg

Marcelo Cenacchi

E o futuro será brilhante

A Renner Sayerlack, de Cajamar (SP) comemora 45 anos. O diretor, Marcelo Cenacchi, está à frente da empresa há 13 anos, quando assumiu a missão de dar continuidade ao crescimento consistente e constante e manter a posição inovadora e atuante pela qual a fabricante de tintas e vernizes é conhecida no mercado. Nesta entrevista, Marcelo compartilha sua visão da empresa e os planos para o futuro.

 

O que significa completar 45 anos no mercado?

Olhando todos estes anos que passaram, temos a sensação que, apesar de muitas conquistas e avanços, temos muito ainda a fazer e conquistar. Nossa estratégia de especialização baseada em constante inovação possibilitou que atingíssemos posição de destaque tanto no mercado Brasileiro como também, em muito outros mercados fora do nosso País. Hoje podemos afirmar que somos uma multinacional brasileira com atuação em mais de 80 países e com plantas industriais na Europa, América do Norte e América do Sul.

Podemos dizer que temos orgulho de nossas realizações e do patamar que atingimos mas temos humildade para reconhecer que o mercado está em constante evolução e para nos mantermos nesta posição de destaque deveremos continuar nos aprimorando a cada dia para poder oferecer o que existe de melhor em processos de pintura e envernizamento da madeira.

 

Quais os próximos passos no desenvolvimento de produtos?

Estamos sempre buscando conhecimento e novas tecnologias para constantemente podermos oferecer novas e melhores soluções para nossos clientes. Muitas tecnologias que apresentamos ao mercado desde nossa fundação tornaram-se muito utilizadas e auxiliaram no desenvolvimento do setor e aumentaram sua competitividade. Nosso objetivo é continuar trazendo tecnologias inovadoras que façam os clientes e usuários dos produtos da Renner Sayerlack prosperarem agregando maior produtividade, melhor qualidade, custo competitivo e logicamente, considerando as questões ambientais. Buscamos e usamos as tecnologias consideradas limpas e seguras para o meio ambiente de forma adequada e correta.

 

Qual é a estratégia de crescimento no Brasil?

Melhorar cada vez mais o serviço prestado aos clientes considerando sempre os seguintes pontos: qualidade, serviço, custo e inovação. Acreditamos que, podendo oferecer produtos e processos que auxiliem nossos clientes a conseguirem diferenciais, estaremos contribuindo para a evolução e perenidade dos seus negócios.

 

E a atuação internacional será ampliada?

Nossa estratégia é de sermos um player global no segmento que atuamos o que hoje já podemos afirmar que somos uma empresa global com atuação nos principais e mais desenvolvidos mercados do mundo. Esta atuação fora do Brasil será sim ampliada já que com os investimentos realizados nos últimos anos, com a aquisição de plantas industriais no exterior nos dá suporte e estrutura para tal

 

Quais setores de atuação se mostram mais promissores?

Vemos muitas oportunidades e possibilidades em vários segmentos que atendemos. No setor moveleiro acreditamos que cada vez mais a pintura será um ótimo argumento de diferenciação e qualidade no móvel. Isto é visto nos países desenvolvidos e o consumidor reconhece a pintura como diferencial importante. Acreditamos que cada vez mais o consumidor irá exigir maior variedade de produto e esta variedade inclui variação de cores, texturas e brilhos diferentes. E nisto a pintura pode auxiliar muito e é imbatível.

 

Como as novas tecnologias contribuem no desenvolvimento de produtos?

Todas as tecnologias que surgem são analisadas e pesquisadas e avaliamos as vantagens e benefícios que uma determinada tecnologia pode aportar nos processos de pintura e envernizamento que oferecemos aos nossos clientes. Após este estudo minucioso verificamos as possíveis vantagens em qualidade e/ou custo e/ou menor impacto ambiental e/ou otimização da produção. Se entendermos que a nova tecnologia traz benefícios e vantagens, damos sequencia aos trabalhos na elaboração de novos produtos e processos.

 

Como atender as exigências do mercado e criar soluções com menor impacto ambiental?

Estamos cientes que a cada dia devemos fazer melhor que o dia anterior e que amanhã teremos que estar melhor que hoje. Acreditamos na melhoria contínua e isto engloba estarmos constantemente e diariamente buscando novas e melhores soluções para oferecermos ao mercado. Podemos dizer que faz parte do DNA da Sayerlack estar sempre buscando o novo e o melhor. Tudo isto agregado e sintonizado com as exigências ambientais. Buscamos soluções eficientes que tragam benefício aos clientes e que gerem o menor impacto ambiental possível 

 

Como o senhor avalia o móvel impresso, uma característica bem brasileira?

Realmente a impressão é muito utilizada no Brasil e pela evolução verificada nos sistema de impressão acreditamos que tende a melhorar em qualidade e com isto crescer. Hoje existem sistemas que possibilitam ao fabricante de móveis oferecer padrões impressos de altíssima qualidade. Isto fará o consumidor reconhecer e diferenciar os produtos mais elaborados. Vemos também a combinação da impressão com cores sólidas, pinturas metalizadas e até com efeito 3D que auxiliam a pintura/impressão a ganhar novo impulso no mercado.

 

Quais os principais desafios para se manter líder?

São inúmeros e sabemos disto. A responsabilidade é enorme já que o líder deve introduzir novas tecnologias, incentivar o setor e se desenvolver e crescer de forma sustentável. O líder deve ter uma postura muito profissional, baseada em princípios éticos e morais universais que não deixem margem para dúvida. Devemos ser e dar o melhor exemplo. Devemos mostrar coerência nossas atitudes devem estar perfeitamente alinhadas ao nosso discurso, pois só assim teremos credibilidade e conquistaremos a confiança junto aos clientes, fornecedores, sindicatos, associações e também junto aos nossos colaboradores.

TAGS - sayerlack, renner, fabricante
Os artigos assinados não traduzem a opinião do Instituto Impulso. Sua publicação obedece ao propósito de estimular o debate sobre os valores defendidos pelo Instituto e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo.

DEIXE SEU COMENTÁRIO