Artigos

Artigos mais recentes

  • Práticas de gestão, liderança e alta performance por Administrador

    No último mês de agosto foi realizado pelo Grupo GS& o primeiro LATAM Retail Show. Contando com mais de 130 palestrantes e adotando o conceito One Stop Shopping, em uma única área, os participantes do evento tiveram a oportunidade de experimentar dias ininterruptos de conteúdos exclusivos em congressos como o 18º Fórum de Varejo da América Latina no qual foi abordado o tema “Novas práticas e novos prin...

  • Quem olha só onde pisa, não vê para onde vai. E vice-versa. por Administrador

    São momentos como esse que estamos vivendo no Brasil que tornam ainda mais crítico o desafio de equilibrar a visão do curto, médio e longo prazo. Quando tudo parece conspirar para um agravamento de um quadro já difícil, que exige foco no que é relevante agora, mas ao mesmo tempo é preciso pensar à frente. Sempre. Quando o quadro geral está mais equilibrado, fica mais simples olhar presente e futuro e con...

  • Informação de marketing e gestão da base de clientes no varejo por Administrador

    1 – Uso mais intenso de tecnologias digitais, que permitem conhecer não somente hábitos de compra, mas algumas informações relevantes de estilo de vida à medida que o monitoramento do comportamento de navegação sinaliza áreas de interesse do cliente; 2 – Maior variedade e volume de informações disponíveis, seja pelo uso de tecnologia e seus dispositivos, seja por necessidade dos gestor...

  • Crise ou oportunidade? por Administrador

    Nestes últimos meses as notícias são as mesmas em se tratando de consumo. Estamos sendo bombardeados por números, índices e comparações que nos mostram o quanto estamos na “lama”! E estamos de fato! Porém essa “lama”, na maioria das empresas, já vem de muito tempo. O quadro clínico já mostra degeneração da saúde empresarial há muito tem...

  • Gerencie a relatividade do tempo na crise por Administrador

    Não param de surgir notícias ruins sobre o momento atual do País. A questão é qual a duração do “momento” e essa resposta depende da organização, sua atitude e foco. Decisões devem ser tomadas para superar as dificuldades presentes e para desenvolver novas oportunidades no futuro, simultaneamente. Mas como integrar essas ações? Inicialmente, devemos considerar que as dificuldade...

  • A gestão de categorias ganha maior relevância no contexto atual por Administrador

    Na semana passada vimos pelo menos mais duas notícias que retratam bem a situação atual da economia brasileira. Em uma delas a Receita Federal anunciou uma queda real de 2,87% na receita da União no primeiro semestre deste ano, consequência direta da redução do nível da atividade econômica. Quase no mesmo momento, o próprio Governo mudou sua projeção oficial para o desempenho da economia e passo...

  • E as pessoas na loja do futuro? por Administrador

    Em qualquer evento de varejo que busque apresentar uma visão de como serão os pontos de venda do futuro, toda a ênfase recai nos aspectos tecnológicos que marcarão o conceito das lojas multi proposta que vão emergir em complementação ao avanço dos elementos digitais que marcam a omniera. Tudo que tem sido enfatizado envolve a busca de geração de novas e envolventes experiências interativas no...

  • O ralo da produtividade no resultado do varejo por Administrador

    Temos falado muito neste ano em produtividade, eficiência e redução de custos, já que o ambiente macroeconômico é desafiador. No entanto, o tema produtividade precisa descer para um campo mais concreto e menos teórico. Partindo do conceito clássico de se fazer mais com menos, podemos pensar em algumas iniciativas que tragam resultados imediatos para a gestão de varejo. A gestão das rupturas aparece como um...