Artigos

Artigos mais recentes

  • O impeachment do Papai Noel por Administrador

    Numa surpreendente e bem articulada manobra, Congresso e Governo Federal se uniram para decretar o impeachment do Papai Noel em 2015, deixando o período de festas deste ano muito menos promocional e menos alegre. A articulação envolveu a conjugação de crescente desemprego, que deverá proximamente superar os 10% tomando como base a nova base expandida de coleta estruturada pelo PNAD com 3.500 cidades do País. Envolveu tamb&...

  • Conveniência ampliada - dê a eles o que eles querem por Administrador

    Uma das oportunidades geradas por momentos como o que estamos vivendo na economia brasileira, é estimular o pensamento de como criar novas formas do seu negócio chegar até o consumidor. Se está difícil dele entrar na sua loja, por que não sua loja ir até ele?   Os novos consumidores querem tudo do seu jeito, na hora, no momento e da forma que desejam. Os millennials, essa geração mimada pela tecnologia,...

  • Por que algumas indústrias não querem mais participar do jogo do varejo? por Administrador

    Começo este artigo destacando dois movimentos importantes que ocorreram no varejo na última década: a expansão no número de lojas e a criação de canais diretos e exclusivos, comandados pelas indústrias. Ambos movimentos vêm perdendo força e precisam ser analisados com cautela, pois o primeiro faz parte do core business (no caso, o varejo) e está sendo repensado mais por pressão do ambiente s...

  • Disrupção: você está preparado para fazer uma ruptura nos seus negócios? por Administrador

    O fenômeno Uber tem popularizado a palavra "disruption", termo inglês cunhado pelo professor de Harvard Clayton Christensen, no seu livro “O Dilema da Inovação”, onde criou a teoria da “Inovação Disruptiva”. A palavra no dicionário significa: ruptura, rompimento, fratura.   Não confundam inovação com ruptura. Disruptores são inovadores, mas nem todos os inov...

  • O que é meu é nosso - o fim do hiperconsumo! por Administrador

    Muito se fala da crise que estamos atravessando, quanto o consumo diminuiu em todos os segmentos e o quanto tudo isso está afetando a indústria e principalmente o nosso varejo. Sem dúvida o varejo foi afetado de uma maneira dramática, mas, arrisco pensar que a crise no consumo, de uma certa forma, tem a ver com algo mais profundo do que a crise econômica em si. A crise toda não vem sozinha, ela aponta talvez a uma exaustã...

  • A versatilidade do Facebook como plataforma de mídia por Administrador

    Não é novidade que o Facebook é a maior rede social do mundo. São mais de 95 milhões de brasileiros acessando a plataforma mensalmente, sendo que 67% dos usuários acessam todos os dias - 58 milhões de acessos são via mobile. O que vale reflexão é que muito provavelmente seu cliente esteja lá, esperando por algo que o surpreenda. Mas e aí, você sabe como encontrá-lo, diante das mil...

  • Foco e simplicidade por Administrador

    Simple is beautiful: essa tem sido a nossa “religião” desde a fundação da empresa. E a cada reunião, a cada trabalho, a cada projeto, percebemos o quanto isto é difícil de ser praticado nas organizações. No último sábado (19), Marcos Jank publicou um artigo na Folha de S. Paulo, destacando a importância da simplicidade nas regras e leis de Cingapura, que completou 50 anos em agosto de...

  • O Varejo é simples por Administrador

    No último congresso de varejo e consumo que participei, um importante CEO afirmou ao público ali presente “que o varejo é simples, nós é que complicamos ele”. Essa declaração relevante retrata o sentimento de muitos varejistas de preocupação com os negócios e a forma que devemos encarar tudo daqui para frente. Ainda no campo conceitual, vale ressaltar um dos princípios mais famosos n...