Artigos

Artigos mais recentes

  • 3 dicas para conquistar novos clientes e manter os existentes por Administrador

    Atender as expectativas dos seus clientes requer pró-atividade nas atitudes, visibilidade da operação e compromisso total com o resultado do cliente. As agências acreditam que o seu portfólio de clientes será suficiente para falar de si mesma. Mas com certeza é necessário muito mais do que isso para conquistar novos clientes e, principalmente, para manter os que já se tem.  1. Seja honesto, e entregue a mai...

  • Porque o consumo não retomou o crescimento? por Administrador

    No dia 12 de julho de 2016, o IBGE divulgou dados de desempenho do varejo de maio de 2016, que apontaram queda real (já descontada a inflação) de -9,0%, número bastante inferior à expectativa da maior parte dos agentes econômicos.   Já havia alguns sinais de que o cenário ainda continuava desfavorável, o IDV (Instituto para Desenvolvimento do Varejo), que reúne os principais varejistas do Brasil, ap...

  • Atender bem para não perder muito! por Administrador

    Para aqueles que estão no varejo há pouco tempo e para os que estão há muito, atender clientes, agradá-los e tentar fidelizá-los é sempre uma meta a seguir. Porém, estes profissionais também sabem que perdê-los é uma ameaça sobre a qual se deve ter muita atenção.   É impressionante (para não dizer espantoso) verificar o esforço de empresas e equipes n...

  • E a loja do futuro? Como será? por Administrador

    Em primeiro lugar, é importante lembrar que haverá loja no futuro. Sensivelmente, diferente do que hoje conhecemos genericamente como loja, mas, apesar do forte crescimento dos canais digitais, elas existirão complementando o espectro de alternativas para compra de produtos e serviços pelos consumidores. Esse é, aliás, um ponto muito importante nessa análise. As lojas do futuro venderão muito mais soluçõ...

  • O futuro do trabalho na visão dos colaboradores por Administrador

    O ADP Research Institute realizou recentemente um estudo com líderes e colaboradores em nível global, tendo com um dos objetivos principais elencar as cinco necessidades básicas dos profissionais no mundo do trabalho. Neste artigo vamos olhar especificamente para os resultados obtidos junto aos profissionais na América Latina, os quais, apesar de esperançosos, ainda mostram um grau representativo de ceticismo frente ao futuro.   ...

  • Pessoas, o quinto “P” do marketing por Administrador

    Produto. Preço. Promoção. Praça. Velhos conhecidos de todo profissional de marketing, negócios e áreas afins. Incluir um “quinto P”, aqui de Pessoas, poderia, à primeira vista, não trazer muitas novidades.    Dia destes, folheando despretensiosamente um livro, uma parte me pegou em cheio: “O Design Thinking é sobre pessoas. Sobre compreender e trazer à tona o que as coisas si...

  • Varejo: Sobreviver ou Crescer? A escolha é sua por Administrador

    Não gostaria de transcorrer mais um texto sobre a terrível situação econômica mundial e seus reflexos, incluindo no varejo. Acho que já é hora de falarmos sobre soluções e responsabilidades de cada um, no processo de retomada do crescimento do negócio de varejo.  Refiro-me a “crescer”, porque sinceramente “sobreviver”, em primeira análise, não tem a menor gra&cce...

  • O impacto do desemprego no varejo por Administrador

    Antes de tudo, vamos aos fatos: desde o início de 2015 houve um forte aumento no desemprego no Brasil, considerando os dados da PNAD contínua do IBGE, esse indicador passou de 7,1% em 2014 para 8,0% em 2015 e para os atuais 11,2% em 2016 (todos dados do trimestre móvel de fevereiro a abril dos seus respectivos anos), representando assim um contingente de 11,4 milhões de pessoas economicamente ativas que procuram emprego, porém não o e...