vcdfds.jpg

O Varejo é simples por Administrador

Postando em 15/09/2015

Luiz Alexandre de Paula Machado

No último congresso de varejo e consumo que participei, um importante CEO afirmou ao público ali presente “que o varejo é simples, nós é que complicamos ele”. Essa declaração relevante retrata o sentimento de muitos varejistas de preocupação com os negócios e a forma que devemos encarar tudo daqui para frente. Ainda no campo conceitual, vale ressaltar um dos princípios mais famosos no varejo: "varejo é detalhe". Entendo que esses dois conceitos devem ser considerados como diretrizes para o curto prazo.

Neste sentido, irei listar, nesse artigo, cinco pontos que contribuem para o gerenciamento da comunicação interna na empresa visando a obtenção de maiores resultados, pois um dos grandes problemas e preocupações dos varejistas, independente do porte, é de que forma sistematizar e tornar eficiente a comunicação dentro das suas empresas.

Ponto 1: Defina metas claras e factíveis
Todas as áreas da companhia têm que gravitar em torno de metas claras e factíveis. A grande vantagem de grandes empresas sobre as pequenas é o foco constante em resultados por meio do planejamento, responsabilidades claras e por fim, acompanhamento e cobrança.

Ponto 2: Estabeleça rotinas no planejamento

Planejar com cada área todas as variáveis que influenciam no resultado da empresa é essencial e chave para garantir o sucesso do que foi planejado. Destaque para áreas de:

• Produtos (estilo + compras): vendas, margens brutas, coberturas de estoques e verbas para compras;

• Lojas: vendas, conversão de clientes, peças por atendimento e inventário;

• Administrativo/Financeiro: despesas e orçamento.

Ponto 3: Tenha responsabilidades claras

Por mais estranho que isso possa parecer, não pode haver mais de um responsável por cada área da companhia. A avaliação de cada executivo tem que ser baseada em suas metas previamente estabelecidas.

Ponto 4: Não desperdice palavras ao vento
A enorme quantidade de conversas sem foco que acontecem no cotidiano é uma enorme perda de tempo e esforço. São muitas palavras ao vento e quase nada se anota.

Ponto 5: Mantenha os ritos

Este ponto é um dos mais relevantes para acabar com os problemas de comunicação. O bom ritual é suportado por: a) relatórios/ kpis e b) reuniões planejadas.

a. Relatórios e kpis:

·         Poucos – Lembre-se: o varejo é simples!;

·         Devem ser gerenciais e não contábeis;

·         Devem caber numa tela ou no máximo duas páginas;

·         Arredondamentos sempre - Pense grande.


b. Reuniões planejadas:

·         Sempre no mesmo dia da semana e horário;

·         Evite reuniões muito longas (maiores que duas horas) e defina horário de início e fim da reunião;

·         Para decidir, nunca convoque mais de 8 pessoas;

·         Não deixe de fora pessoas importantes para a execução – saia do tático para o operacional;

·         Sem smartphones – óbvio, porém sempre difícil. Aqui o exemplo tem que vir de cima;

·         Formalize sempre.

Para aqueles que ainda carecem de um pouco mais de disciplina, mãos à obra! E para aqueles que já superaram isso, a hora é de planejar o orçamento 2016, sem esquecer das oportunidades que ainda restam no último trimestre de 2015.

 

Luiz Alexandre de Paula Machado é head de Consultoria da GS&AGR Consultores

 

TAGS - varejo, reuniões, gerenciamento
Os artigos assinados não traduzem a opinião do Instituto Impulso. Sua publicação obedece ao propósito de estimular o debate sobre os valores defendidos pelo Instituto e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo.

DEIXE SEU COMENTÁRIO