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Competências de consultores e necessidades em projetos por Administrador

Postando em 11/06/2015

Giuliana Grinover - Sócia e head da Consultoria GS&AGR

Competências de consultores e necessidades em projetos

Em uma consultoria, a combinação de metodologias bem construídas, com entregas consistentes são fatores de grande importância para o sucesso do negócio. Porém, toda consultoria é formada por pessoas. De nada adianta ter metodologias consagradas, se não forem alocados os melhores recursos para implementá-las. Conhecer as capacidades e as competências de cada consultor, para conseguir tirar o máximo das suas equipes, é fundamental para se diferenciar e entregar os projetos com eficiência e excelência.

Nos projetos de consultoria ou mesmo nos projetos desenvolvidos pelas empresas internamente, é bastante comum a dúvida entre as competências necessárias para a realização do projeto em questão e as competências existentes na equipe que vai se dedicar ao projeto.

Como detectar se a equipe alocada para um determinado projeto tem o melhor perfil para a execução? Quais competências existem nas equipes? Quais competências e conhecimentos são necessários para serem desenvolvidas nas equipes?

Para uma melhor gestão da equipe, profissionais da área de Desenvolvimento de Pessoas, definem quatro etapas fundamentais:

1. Entender a estratégica do projeto e/ou da empresa envolvida e como os profissionais devem estar interligados a essa estratégica;

2. Traduzir a estratégia da empresa em cargos, que devem envolver conhecimentos técnicos e competências;

3. Mapear as pessoas envolvidas. Para isso existem várias técnicas utilizadas para o melhor mapeamento;

4. Comparar cargos e pessoas. Ter uma avaliação dos perfis dos profissionais e da necessidade dos cargos. Assim, teremos como definir e entender a distância entre o necessário e o existente. Os gaps e desenvolvimentos necessários para um grupo de profissionais e para o indivíduo poderão ser traçados.

Em função de uma rotina corrida da consultoria, em diversos casos, são avaliados apenas o conhecimento técnico da equipe. Com recursos financeiros e dedicação, estes podem ser adquiridos e desenvolvidos em cursos e escolas.

No entanto, tão importante quanto o conhecimento técnico, a análise das competências e características individuais, não são adquiridas com facilidade. O profissional precisa de orientação de seus gestores e estes, devem conhecer bem a sua equipe, estimular o processo de desenvolvimento contínuo de crescimento profissional e de exigir o melhor de cada um.

Essa combinação de profissionais é o segredo para o sucesso de uma consultoria ser forte em metodologias e suas entregas serem excelentes e consistentes.

 

TAGS - competências, projetos
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