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Medir, analisar, otimizar e engajar por Administrador

Postando em 08/04/2016

Soluções muito interessantes foram apresentadas durante a feira de exposições que é parte do maior evento de varejo do mundo - O NRF Retail's Big Show 2016, ocorrido em janeiro, em Nova Iorque (EUA). São como um termômetro do varejo norte-americano, que inspiram o mercado mundial durante todo o ano. 
 
Dentre o que foi apresentado, podemos segmentar o que foi destaque na feira em quatro grandes blocos: medir, analisar, otimizar e engajar: 

Medir: O varejo norte-americano é obcecado por medir e controlar todos os aspectos possíveis da gestão e operação, esse talvez seja um dos aspectos mais marcantes da diferença cultural entre o varejo de lá comparado com o brasileiro. É evidente na feira a evolução no desenvolvimento de soluções integradas para medir mais e melhor diversos aspectos da loja, como é o exemplo das câmeras que em um único dispositivo integram diversos sensores que analisam imagem, som, calor, sinais dos celulares dos clientes (wifi e bluetooth), sensores de passagem, reconhecimento de facial etc., tudo isso para medir fluxo, conversão, planograma, perfil dos cliente e o agora também buscando identificar o cliente através dos smartphones.

Analisar: Não basta apenas medir sem analisar. A maioria das empresas que provêm algum tipo de dispositivo de medição embarcam em seus produtos soluções de análise de dados, por exemplo, a câmera com sensores mencionada acima é integrada com software que conta o tempo de espera na fila do caixa cliente a cliente e que se integra com o sistema.

Otimizar: o próximo passo depois da análise dos dados é a tomada de decisão para melhoria da operação. Nesse sentido, a Expo do NRF traz empresas com ferramentas para aumento de produtividade em todas as áreas do varejo, plataformas de omnichannel e soluções diversas de analytics. Chamaram a atenção também as soluções simples e que endereçam desafios específicos, como uma plataforma de gestão focada em perecíveis, plataforma para e-commerce de alimentos que usa smartphones para aumentar a produtividade do funcionário e reduzir erros, soluções para otimizar o espaço em loja para expor itens de linha branca, etc.

Engajar: o engajamento do consumidor em loja e melhoria da sua experiência de compras também foi destaque, com soluções de exposição e interação com os produtos (telas interativas, hologramas, TVs transparentes, etc.), uso intensivo de realidade virtual (exemplo da loja de material de construção Lowe’s, que através de um óculos de realidade virtual constrói um projeto de cozinha planejada em tempo real com o consumidor tendo a sensação de que está dento da sua futura cozinha) e por fim, vale o destaque para o novo santo graal no engajamento dos consumidores: a identificação do cliente para customizar a oferta de produtos e serviços, com muitas empresas apresentados ferramentas para fazê-lo, principalmente através dos smartphones.
 
Eduardo Yamashita é diretor de Inteligência de Mercado da GS&MD - Gouvêa de Souza.

TAGS - Eduardo Yamashita, Varejo
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